AS MELHORES HIDRATAÇÕES CASEIRA PARA P CABELO


Está pensando em fazer um bom tratamento nas suas madeixas, deixando-as mais macias, brilhosas e lindas? Então, a reposta pode estar na hidratação para cabelo.

hidratação para cabelo
Saiba qual tipo de tratamento fazer e quais as dicas para cabelos cacheados, ressecados e com queda. Também separamos valiosas sugestões para os fios loiros, secos, crespos, lisos e com luzes.
E, no final, tem um bônus bem bacana, para você fazer sua hidratação daí mesmo, da sua casa. Vem com a gente!
Índice [Exibir]

Hidratação para Cabelo

Antes mesmo de você partir para a hidratação, que tal conhecermos os diferentes tipos de tratamento capilar e, assim, definir qual o melhor para o seu cabelo? Então, vamos lá!

hidratação para cabelo
Existem 3 principais tipos de procedimentos que podem deixar seus fios mais macios, brilhosos e lindos! Cada um deles tem sua função específica, que ajudará a recuperar os fios danificados. São eles:
  1. Hidratação
  2. Nutrição
  3. Reconstrução
Os tratamentos capilares usam diferentes produtos para alcançar o resultado esperado:

hidratação nutrição reconstrução

1 – Hidratação

A Hidratação, que vamos tratar com mais detalhes ao longo deste texto, serve para devolver aos fios a água perdida durante o dia a dia.
Essa umidade vai embora com o uso de secador de cabelo e chapinha, por exemplo, mas também com a exposição ao sol, vento, calor e poluição. Quem não está exposta a isso quase todos os dias, não é mesmo?
Além disso, a água quente do banho também resseca os fios, deixando-os cada vez mais ásperos. É por causa dessa perda de água, do ressecamento, que o efeito frizz aparece. Os fios tentam “pegar” a umidade do ar e, assim, ficam arrepiados.

A hidratação, então, é fundamental para todos os tipos de cabelo, a fim de repor a água perdida durante nossa rotina. Ela devolve a maciez dos fios, deixando-os mais lindos.

2 – Nutrição

Assim como o nome da Hidratação sugere, a Nutrição é um procedimento para repor os nutrientes que vamos perdendo ao longo do tempo.
Por meio do uso de químicas em procedimentos capilares ou uma exposição mais prolongada e agressiva aqueles elementos que comentamos na Hidratação, os fios podem ficar opacos, sem definição e praticamente sem controle.

hidratação para cabelo
Dessa forma, a Nutrição surge como um tratamento para organizar as madeixas, devolvendo a saúde, força e brilho, além de modelar melhor os fios.

3 – Reconstrução

Esse é um procedimento mais profundo ainda para tratar o cabelo. A Reconstrução tem o objetivo de reparar os danos mais intensos dos fios.
Processos de descoloração, aplicação de tintura, além do uso de químicas mais pesadas para alisamento, por exemplo, podem tirar a saúde capilar.

hidratação para cabelo
Esses procedimentos podem resultar em fios porosos, quebradiços e sem vida. Para devolver o viço e força dos fios, aposte na Reconstrução.

Qual o tratamento indicado para meu tipo de cabelo?

No meio de todas essas informações, como saber exatamente que tipos de procedimentos fazer? Antes de tudo, consulte o seu profissional de confiança.
Só uma pessoa com competência na área capilar vai fazer um diagnóstico certinho sobre como estão os seus fios e o que você deve fazer para corrigir os danos.
Mas, você também pode seguir algumas dicas pra saber que tipo de tratamento vai melhorar o aspecto das suas madeixas, devolvendo a vida, maciez e brilho.
hidratação nutrição reconstrução
Uma delas, bem simples, é pegar um fio de cabelo e colocar dentro de um copo com água. Se o fio boiar, faça Hidratação; se ficou mais ou menos no meio do recipiente, a Nutrição pode ser mais indicada. E , por último, se o fio de cabelo afundou, talvez seja preciso fazer reconstrução.
E, como descrevemos em cada um dos tratamentos, verifique o estado do seu cabelo para entender melhor em que tipo de procedimento ele se encaixa.

Cronograma Capilar

Uma forma de recuperar os fios danificados têm ganhado bastante atenção, nos últimos tempos. O cronograma capilar é um programa elaborado com o objetivo de seguir uma série de tratamentos, visando melhorar a saúde e o aspecto geral das madeixas.
Novamente, a melhor pessoa para fazer esse tipo de grade é aquele profissional de confiança que você tem. Ele já conhece os seus fios, vai entender o que precisa melhorar e, junto com você, vai fazer a programação dos procedimentos.

cronograma capilar
Agora que você já está afiada sobre o que é, quem pode fazer e quais os benefícios de se montar – e seguir – um cronograma capilar, veja exemplos, na prática:

cronograma capilar
Um fator de grande importância para o bom resultado do cronograma é segui-lo com disciplina. Afinal, para que suas madeixas recebam todos os ingredientes da reparação com qualidade, é fundamental manter a sequência de atividades.

Hidratação para Cabelo Cacheado 

Os cabelos cacheados têm, naturalmente, mais volume dos que os fios lisos e ondulados. Basta olhar para um cacho e entender que ele se destacará em relação às outras texturas de cabelo.
Mas, quando as madeixas estão com um volume fora do esperado, toque áspero, sem brilho e aspecto ressecado, a solução pode ser a hidratação.

hidratação para cacheados
Como vimos, o tratamento de hidratar vai repor a umidade natural dos fios, através do uso de produtos como glicerina, bepantol, tônicos capilares e vitaminas.
Soluções caseiras e mais naturais também podem funcionar. Assim, óleo de coco, mel, maizena e açúcar podem compor as soluções e misturinhas caseiras para dar mais brilho e movimento, repondo as necessidades básicas dos fios.

hidratação para cacheados
Com a nossa exposição diária ao sol, vento, poluição, água quente e outros componentes que podem ressecar as madeixas, a hidratação é indicada para todos os tipos de cabelos, passando pelas variedades de cachos.
Converse com seu profissional de confiança a respeito das melhores práticas para seu tipo de cabelo.

Hidratação para Cabelo Ressecado 

É lavagem em água fervendo, uso de secador, chapinha, baby liss; vai pra praia, pra piscina, pega sol; enfrenta vento, poluição; descolore, colore as madeixas; aplica química e por aí vai.
Com tantos danos a que nossos cabelos estão expostos, a hidratação natural vai se perdendo. O resultado são fios ressecados, com aspecto nada agradável.

hidratação para cacheados
Para manter a proporção de água, é fundamental ter uma frequência de hidratação. Com o uso de produtos específicos para cada tipo de cabelo, você atenderá as necessidades dos seus fios.
Dessa forma, conseguirá fios cabelos macios, com toque de seda e um visual muito mais bonito!
Confira algumas receitinhas para fazer aí mesmo, na sua casa:

hidratação para ressecados

hidratação para ressecados

0 Comentários